pensamento colaborativo - parte 05

Pensamento estratégico – Competitivo X Colaborativo – parte 5

Pensamento estratégico – Competitivo X Colaborativo – parte 5

 

No último artigo dessa série apresento a plataforma Broadfactor que torna real o compartilhamento colaborativo de cedentes, o chamado factoring colaborativo©.

A ideia de um marketplace digital onde recebíveis de todo o país possam ser comercializados começou a tomar forma em 2015 quando decidimos ampliar o universo de empresas atendidas pela Broadfactor.

Depois de 4 anos evoluindo nosso modelo de negócios e trabalhando no profundo entendimento das necessidades de cedentes e empresas de fomento construímos uma plataforma digital que permite a cedentes venderem seus recebíveis e receberem as antecipações no mesmo dia num pool de centenas de empresas de fomento que operam colaborativamente.

O processo de antecipação inicia-se com o cadastramento do cedente e a avaliação de risco de suas operações com o uso de inteligência artificial para a atribuição de limite de crédito e fator de deságio.

Com os parâmetros operacionais definidos, todas as empresas de fomento compram os títulos seguindo os mesmos parâmetros. Considerando que, inegavelmente, a demanda por crédito nessa modalidade é muito maior que a oferta não há disputa por títulos. Existe sim uma remuneração associada ao risco da operação.

A operação em si inicia-se com o cedente já qualificado carregando suas notas fiscais na plataforma Broadfactor. Nesse momento, o sistema inteligente DAT-Direcionamento Automático de Títulos executa um procedimento de checagem rápida do título e atribui o status em análise na conta da empresa de fomento com a melhor aderência de sua política de crédito com o perfil do título.

No status em análise a empresa de fomento tem um tempo definido para avaliar o sacado e a relação rentabilidade/risco da operação. Se atender sua política, ela segue com a operação levando os títulos para o status em confirmação, onde serão realizados os procedimentos de confirmação de cada fomento e será informado o valor liquido que será pago por essa operação.

Com essa informação a plataforma Broadfactor gera automaticamente todos os documentos que formalizam a operação e os envia para assinatura digital.

Após a assinatura do cedente a plataforma autoriza a empresa de fomento a realizar o pagamento na conta do cedente.

Durante todo esse processo a empresa de fomento tem a sua disposição informações detalhas de histórico de liquidações dos cedentes, de sacados recorrentes, documentos cadastrais, informações de nível de alavancagem e outras, todas atualizadas diariamente garantindo uma decisão muito mais segura e confiável.

 

A figura a seguir representa a implementação do Factoring Colaborativo na Plataforma Broadfactor.

 

 

figura 1223

 

A plataforma também desempenha uma série de processos pós-operacionais como o controle de liquidação e cobrança de títulos em atraso, análise do comportamento financeiro dos cedentes e a gestão do relacionamento entre empresas de fomento e cedentes.

Todos os comissionamentos, tarifas e consumos de serviços são calculados diariamente e relatórios estão disponíveis para todas as empresas permitindo um controle diário do fluxo de caixa da empresa de fomento comercial.

Acreditamos que a plataforma Broadfactor implementa digitalmente o factoring colaborativo que compõe parte relevante do planejamento estratégico colaborativo de empresas de fomento comercial.

Assim como uma “bolsa de recebíveis” onde empresas de fomento podem comprar e vender recebíveis com a máxima segurança a plataforma Broadfactor permite que empresas de fomento vendam recebíveis adquiridos em suas operações convencionais para outras empresas de fomento, implementando o chamado refactoring. Essa operação possibilita que empresas de fomento com elevada demanda e pouco capital atendam uma carteira maior de cedentes compartilhando o spread de títulos já comprados.

Finalmente, constatamos que a plataforma Broadfactor aumenta o portfolio de oportunidades de negócios para cedentes e fomentos contribuindo para um pensamento estratégico colaborativo.

 

Acesse agora mesmo: https://blogbroadfactor.com/antecipar-recebiveis/