3 dicas para ajudar na gestão do fluxo de caixa
O objetivo de qualquer pessoa que abre um negócio, seja este com fins lucrativos ou não, é manter sua marca aberta pelo maior tempo possível e de preferência não perder dinheiro nesse processo. Portanto, é muito importante ter controle das movimentações financeiras. Assim, hoje trazemos um tema fundamental para isso, que é a gestão do fluxo de caixa.
Você sabe o que é gestão do fluxo de caixa e como usá-la ao seu favor? Nesse texto vamos trazer explicações e dicas importantes sobre o assunto para que você possa aprimorar o controle financeiro de seu estabelecimento e possa estabelecer novas metas para continuar avançando no mundo dos negócios.
O que é gestão do fluxo de caixa?
Independente do tamanho do seu negócio ou a finalidade dele, se há o envolvimento de saída e entrada de dinheiro, é fácil se perder em meio às movimentações financeiras como entrada e saída de dinheiro, pagamento de funcionários, compra de material, divulgação, entre outras questões que envolvem uma empresa.
Por esse motivo, foi criada a ferramenta de gestão de fluxo de caixa, que consiste no registro de toda e qualquer movimentação financeira, seja em um caderno, numa planilha ou em um programa específico para essa finalidade.
O que isso ajuda? Ajuda na visualização da situação financeira do seu negócio de maneira ampla. Você pode ter noção se você está tendo lucro ou prejuízo com suas movimentações e, a partir daí, decidir qual ação tomar para mudar ou reforçar esse cenário.
Você pode planejar esse processo diariamente, semanalmente ou com intervalos de tempo que forem mais adequados. Adotar essa ferramenta de maneira séria e metódica é o que ajuda os grandes gestores a impulsionarem suas empresas para o sucesso.
Como entender a gestão do fluxo de caixa?
Organizar as movimentações financeiras do seu negócio pode até não ser uma tarefa difícil, além de ser rigoroso com o registro de todas entradas e saídas financeiras, é necessário saber matemática básica para fazer os cálculos se não estiver utilizando um software que já faça isso pra você.
Mas é importante ter em mente que, por exemplo, o saldo final da sua empresa não indica se você está tendo lucro ou prejuízo. Ela apenas indica se há caixa ou dívidas. O que indica a saúde financeira do seu negócio é o resultado final entre as saídas e entradas feitas semanal ou mensalmente.
Um dos grandes erros cometidos pelos gestores que pode parecer algo ínfimo é o registro de pequenos gastos. Independente do que seja, é importante registrar qualquer entrada e saída. Quando se trata de negócios e dinheiro, nenhum detalhe pode passar despercebido. Às vezes algo pequeno pode ser o sintoma do fracasso.
Dicas para uma gestão do fluxo de caixa de sucesso
Agora que você sabe da importância e necessidade de uma boa gestão do fluxo de caixa e alguns conceitos que podem te ajudar na leitura dos números que estarão na sua frente, é importante saber algumas outras dicas para você dominar essa ferramenta.
Já demos algumas dicas durante o texto como manter uma periodicidade e registrar realmente tudo o que acontece de movimentação financeira, mas aqui estão alguns complementos em relação ao que estamos desenvolvendo:
-
Registre as movimentações financeiras separadas por categorias e tenha um método de identificá-las facilmente
Separar as movimentações por categorias vão te ajudar a identificar onde há maiores gastos e, talvez, investimentos para melhorar a dinâmica nessa área diminuindo as despesas de forma que se mantenha a qualidade.
Às vezes o investimento em aprimoramento e treinamento pode parecer um gasto infundado em uma área de despesas altas, mas isso pode ajudar na melhoria desse quesito evitando perdas desnecessárias.
Conseguir identificar a categoria que lhe provém maiores lucros também é importante para saber como se aproveitar disso para alavancar maiores receitas. Se algo vai bem, é sempre importante estar atento para não se perder essa fonte de recursos que pode movimentar outras áreas do seu negócio.
-
Tenha gestão e planejamento de curto e longo prazo
Além das gestão dos gastos presentes, com uma periodicidade metódica, é importante ter um registro de gastos que se repetem em prazos maiores, como impostos, gastos estruturais e materiais.
Isso pode ser potencializado com a gestão do fluxo de caixa, uma vez que essa ferramenta lhe permite calcular uma média de movimentação financeira e saldo de caixa do seu negócio a partir do fluxo de meses anteriores.
Com isso você não ficará desprevenido em relação a qualquer imprevisto, pois você poderá sempre estar um passo adiante no seu planejamento financeiro.
-
Utilize programas voltados para gestão do fluxo de caixa
Todos sabemos que a tecnologia cada vez mais facilita processos diários na nossa vida e você pode usar isso ao seu favor no negócio. Hoje em dia existem alguns programas para computadores e celular que facilitam todo o processo que estamos trazendo nesse texto
Com isso, você precisará registrar apenas a movimentação e terá em mãos todas as informações necessárias para controlar financeiramente seu negócio na palma da sua mão.
Esperamos que com todas essas informações e dicas você possa colocar em prática essa ferramenta e impulsionar o seu negócio.