3 dicas para o seu fluxo de caixa ser eficaz

São muitos os desafios enfrentados pelas pequenas, médias e grandes empresas no que tange a eficiência de suas operações cotidianas. Dentre essas dificuldades, os empreendedores podem enfrentar cargas tributárias elevadas, recursos limitados, dificuldade em obter crédito, dentre outros desafios para melhorar e manter o fluxo de caixa. 

Em função disso, quanto mais dominar o assunto, melhor será o resultado para a empresa de maneira ampla, principalmente, no que tange a previsão do caixa. Nesse sentido, no presente artigo, separamos um conteúdo exclusivo para que seja possível entender alguns pontos primordiais no que diz respeito ao fluxo de caixa. Acompanhe a seguir! 

 

Benefícios relacionados a um fluxo de caixa eficaz 

O controle de fluxo adequado possibilita que os empreendedores tenham uma melhor gestão e, por meio disso, seja possível ter um melhor planejamento financeiro focando no que, de fato, realmente é importante para o negócio, podendo acompanhar de perto todas as finanças, os investimentos realizados e os rendimentos. 

Além disso, outras vantagens que podem ser mencionados com relação ao fluxo de caixa realizado de forma adequada são: 

  • Organização financeira; 
  • Previsão de impactos financeiros; 
  • Monitoramento de movimentações financeiras;
  • Maior controle dos gargalos;
  • Otimização de custos;
  • Cumprimento de obrigações. 

 

Como ter um fluxo de caixa eficaz 

A parte financeira de uma empresa demanda bastante conhecimento e atenção, principalmente, por envolver grandes chances de falhas se o gestor não obtiver práticas específicas para colocar em ação. Pensando nisso, selecionamos 3 dicas importantes para que o seu fluxo de caixa seja, realmente, eficaz. Acompanhe a seguir! 

 

  • Determine uma periodicidade para controle 

 

É necessário ter uma rotina no que tange a periodicidade de controle. Por isso, é preciso, para o correto uso do fluxo de caixa, deixar preestabelecido o período de análise. Em outras palavras, não pode existir imprevistos no que diz respeito ao controle do fluxo de caixa. 

Entretanto, não há uma regra fixa para todo e qualquer empreendimento, o gestor pode ficar à vontade para organizar o seu fluxo todo dia, uma vez na semana ou uma vez no mês. Mas, ao estabelecer o seu período de análise, ele consegue definir com mais assertividade sua estratégia de controle. 

 

  • Tenha os dados sempre atualizados 

 

Ainda que o controle seja feito periodicamente, podendo ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente, os dados precisam ser colhidos sempre e, portanto, devidamente anotados com classificações para deixar de ser apenas valores positivos ou negativos (de entrada ou de saída) e passar a ser dados relevantes para o negócio. 

Anotar todas essas informações logo no momento em que elas ocorrem é, sem dúvida alguma, a maneira mais eficiente de melhorar os resultados da empresa. A correria do cotidiano não pode ser um empecilho para que as informações sejam anotadas com a justificativa do “depois eu anoto”. 

Quando não anotadas no momento, podem acumular, gerando desorganização e, consequentemente, impactar no bom controle financeiro. Por isso, é preciso manter o registro sempre atualizado de modo que os dados estejam sempre corretos e disponíveis para a gestão. 

 

  • Escolha uma tecnologia para lhe auxiliar 

 

Para a saúde do negócio e para que o fluxo de caixa seja, realmente, eficaz é preciso escolher a melhor tecnologia que possa auxiliar o profissional no momento de sua gestão. O empreendedor precisa da tecnologia certa e que atenda todas as necessidades do seu negócio em específico. 

Por isso, é preciso pesquisar e verificar qual a melhor ferramenta que lhe atenderá da melhor maneira. A otimização da integração entre a contabilidade e a empresa faz com que a gestão de fluxo de caixa seja fortalecida, facilitando todo o processo de apuração de impostos, notas fiscais e o gerenciamento de entrada e saída do caixa. 

Então, a fim de melhorar o fluxo de caixa e torná-lo eficaz, é fundamental explorar as ferramentas e recursos disponíveis pensados na melhor gestão do seu negócio, mantendo a organização focada nas estratégias de melhorias que trarão resultados efetivos para a empresa.