4 dicas para organizar o seu fluxo de caixa
O fluxo de caixa tem sido uma das questões mais abordadas na atualidade e a lógica por trás desse conceito pode parecer simples, porém, são esses simples passos aplicados dia após dia que fazem toda a diferença na gestão financeira.
A aplicação organizacional do fluxo de caixa é vista como uma ação simples e essencial que mantém a saúde financeira de maneira adequada. Sem o uso desse conceito com essa amplitude, muitas vezes, as decisões da gestão são pouco fundamentadas e podem direcionar a possíveis crises financeiras sem necessidade alguma para o momento.
Além disso tudo, a organização do fluxo de caixa não apresenta nenhum mistério em seu funcionamento pleno que deve ser desenvolvido para controlar entradas e saídas financeiras que foram, de fato, efetivadas pela empresa. Em outras palavras, só faz parte do fluxo de caixa se, realmente, o dinheiro saiu ou entrou na conta bancária.
Nesse sentido, é preciso diferenciar bastante o funcionamento de projeções financeiras do fluxo de caixa, considerando que o objetivo principal do fluxo de caixa é fazer registros de acordo com os padrões de todas as movimentações financeiras empresariais.
Essa rotina organizacional, quando bem feita e, de preferência todos os dias, garante que o negócio possua informações primordiais para que as tomadas de decisões a curto, médio e longo prazo sejam feitas de forma coerentes e dentro do que for melhor para a empresa. Entender bem as finanças é essencial para compreender o lucro do negócio.
Dessa forma, no presente artigo, abordaremos 4 dicas fundamentais para organizar o seu fluxo de caixa de modo que a gestão de sua empresa seja beneficiada de maneira ampla. Acompanhe a seguir!
Organização da rotina financeira
Para manter o fluxo de caixa sempre atualizado é preciso ter disciplina e o ideal é que, todos os dias, sejam feitas conferências dos extratos bancários e conciliações das transações realizadas para que seja garantido que os lançamentos estão sendo fiéis.
Para tanto, é preciso usar ferramentas como conciliação bancária e relatórios de extrato bancário para que essa tarefa diária seja facilitada e, claro, para que haja métodos simplificados da conferência.
Nesse sentido, o profissional responsável pelo setor de organização do fluxo de caixa deve estar atento para classificar de forma correta e assertiva as entradas e saídas do caixa para analisar e gerar relatórios posteriormente.
A dica principal, nesse primeiro momento, é criar mecanismos de conferência, modelando processos que possam garantir conferência dupla das atividades essenciais ao longo do dia, sendo possível utilizar mais de um usuário.
Classificação das movimentações financeiras
A palavra-chave nesta dica é a ‘padronização’. Conseguir garantir que os lançamentos financeiros tenham um padrão é fundamental para evitar falhas e descobrir possíveis erros nos processos e gerar relatórios bem construídos com uma facilidade incrível.
Pode-se trazer para essa dica o conceito de plano de contas financeiro, esse conceito nada mais é do que a elaboração de códigos e classificações com base em cada tipo de entrada e saída para a empresa. O objetivo, nesse caso, é criar uma lógica organizacional e analisar os dados.
Sua importância é muito grande, levando em consideração que, sem isso, os lançamentos podem perder seu sentido, se tornando apenas números com sinais negativos ou positivos, sem quaisquer referências.
Antecipação dos recebimentos e pagamentos
Antecipar os recebimentos e pagamentos pode fazer com que a empresa não precise lidar com possíveis surpresas, claro, tudo isso favorece em uma melhora para a saúde financeira de maneira ampla do negócio.
As formas mais básicas de antecipar o fluxo de caixa é pagando de forma antecipada as despesas fixas mensais, por exemplo, as contas de luz, telefone, aluguel, luz, dentre outras.
Por mais que variações, ainda que pequenas, ocorram todo mês em determinadas contas, é de extrema importância se programar para que seja possível antecipar com assertividade o fluxo de caixa da empresa e manter a organização como um todo.
Avaliação constante do fluxo de caixa
Ter controle e organização quando se trata do fluxo de caixa de sua empresa é imprescindível para que os lucros possam se alavancar. Por isso, é preciso manter o foco em sua saúde financeira, analisando, todos os dias, o saldo de cada conta e a projeção das finanças.
A consolidação dessa rotina e a evolução natural desse desempenho deixará os empreendedores despreocupados e trará muitas possibilidades de aproveitamento com o dinheiro em caixa. A organização do fluxo de caixa garante que as decisões sejam mais precisas, seguras e assertivas.