4 dicas vitais para ter um fluxo de caixa saudável

4 dicas vitais para ter um fluxo de caixa saudável

 

O fluxo de caixa irá refletir a saúde financeira real da empresa, possibilitando que as decisões sejam tomadas da melhor maneira possível. Pensando nisso, ter um fluxo de caixa saudável é imprescindível para que o andamento do negócio seja cada vez melhor. 

 

Antes de mais nada, é preciso mencionar que não importa o nicho ou a dimensão do seu negócio, sendo ele de porte pequeno, médio ou grande, o controle de finanças é fundamental e pode definir com clareza o futuro da empresa. 

Vale salientar que quando não se dá a devida atenção para as movimentações de dinheiro, observando todas as entradas e saídas, não se obtém o controle adequado dos recursos financeiros e, consequentemente, o resultado disso pode ser desastroso para a organização empresarial como um todo. 

Entretanto, para a felicidade dos empreendedores, há como controlar o fluxo de caixa e deixá-lo saudável, considerando que o fluxo de caixa é nada mais nada menos que a entrada e saída de capital dentro de uma empresa e algumas ações podem ser fundamentais para a sua vitalidade. 

Para a garantia de bons resultados, o fluxo de caixa precisa estar de acordo com o plano de negócios da empresa para melhor manutenção do crescimento e competitividade. Nesse sentido, confira abaixo algumas dicas que podem ser essenciais para ter um fluxo de caixa saudável. 

 

 

Período de controle e registro das movimentações 

 

Quando se menciona o fluxo de caixa de uma empresa, primeiramente, é preciso determinar um período para que as análises financeiras sejam realizadas. O primeiro passo, nesse sentido, é definir se o controle de entradas e saídas será feito todos os dias, uma vez na semana ou uma vez no mês. 

Independente da escolha, o aconselhado é que, a cada movimentação feita, sejam realizadas anotações pontuais e específicas de tudo que girou. Por isso, por mais óbvio que seja, todas as movimentações precisam ser registradas, independentemente do período de controle da empresa. 

Mesmo que sejam movimentações pequenas, toda e qualquer entrada ou saída precisa ser registrada e especificada pelo profissional que é responsável por esse setor dentro da organização, lembrando que esses valores precisam ter classificação para não ser apenas valores positivos ou negativos sem significados. 

Estratégias são necessárias para que o fluxo de caixa funcione de forma coerente, organizada e para que a análise de dados, de fato, seja possível ao final. Para tanto, pode ser necessário o uso de uma planilha ou um software de gestão que mostre com detalhes as movimentações financeiras. 

Classifique as entradas e saídas em categorias para que tudo seja facilitado no momento de identificação e para que a ordem e organização sejam mantidas sempre. 

 

 

Compreenda o saldo das contas 

 

Para compreender, de fato, o fluxo do caixa da empresa é preciso juntar os saldos de todas as contas do negócio até o presente momento, incluindo os valores desde as contas bancárias até o dinheiro que está disponível no caixa local, caso tenha. 

Além disso, é preciso guardar os valores para que eles sejam um ponto de partida para o controle do fluxo de caixa. A dica, a partir disso, é criar uma planilha de fluxo de caixa da empresa para, dessa forma, ter os valores necessários para uma análise mais panorâmica. 

Uma dica bastante importante para a saúde do fluxo de caixa é ter o hábito de fazer anotações para que dados importantes não sejam perdidos. Isso ajudará muito no controle financeiro de forma ampla. 

 

 

Registro de contas a pagar e a receber 

 

Um dos fundamentos do fluxo de caixa de uma empresa é que o profissional registre tudo que precisa pagar, incluindo fornecedores e o pagamento de clientes, por exemplo. Então, se o local comprou ou fez venda a prazo, é preciso acompanhar todas as datas de vencimentos. 

É preciso evitar que tais contas gerem juros ou multas por atraso, por isso, o registro é tão importante, já que, por meio dele, é possível acompanhar suas datas e evitar esse tipo de problema. 

Além do pagamento adiantado, receber na data exata é sempre importante para a empresa, então procure um meio de deixar essa política estabelecida na organização. 

 

 

Conserve o fluxo de caixa em dia 

 

A chave do fluxo de caixa se concentra em uma atividade que pode ser bem simples, sendo ela a anotação de todas as movimentações de dinheiro em tempo real. De fato, essa atividade requer disciplina, principalmente, pelo fato de que demanda uma certa atenção ao longo do dia a dia. 

No entanto, ao deixar de realizar essa tarefa, os resultados podem ser bastante negativos para a empresa de forma ampla. Por isso, é preciso criar o hábito de fazer as anotações, pois isso irá ajudar de forma significativa no controle financeiro de forma saudável. 

Essa prática, por sua vez, ajuda na consulta do fluxo de caixa empresarial, levando em consideração que a qualquer momento é possível verificar as movimentações de forma sinalizada e organizada. Além, é claro, dessa ferramenta de gestão garantir que o local tenha uma boa saúde financeira.