Nós da Broadfactor entendemos que o brasileiro tem uma alma empreendedora e nosso propósito é contribuir para a construção de um Ecossistema de Prosperidade para o Empreendedor.
No cenário atual de incertezas econômicas e forte concorrência esse é um propósito difícil de ser alcançado pois a saúde financeira da empresa está sujeita a frequentes oscilações. Sob essas condições, a antecipação de recebíveis através de factoring é uma alternativa para manter a empresa financeiramente saudável.
Antecipação de recebíveis: o que é?
A antecipação de recebíveis é a operação de crédito onde o cedente entrega os créditos futuros a receber de suas vendas a uma empresa de serviços de crédito, um fundo de investimentos em direitos creditórios ou a uma instituição financeira, como um banco e, recebe o pagamento à vista por aqueles créditos futuros mediante um deságio ou desconto de uma taxa.
Para mais detalhes acesse o artigo: O que é antecipação de recebíveis e como ela funciona.
Para que serve a antecipação de recebíveis?
Tecnicamente falando, sua principal função é aumentar a liquidez do capital da empresa, ou seja, trazer ao tempo presente o dinheiro que entraria no caixa da empresa no futuro. Popularmente, você recebe a vista por suas vendas a prazo. Isso permite que não falte dinheiro no caixa da empresa mantendo os pagamentos de todas as despesas em dia.
Porque antecipar os recebíveis através de uma factoring?
Toda vez que sua empresa realiza uma operação de crédito no sistema bancário, aquela operação consome uma parte do seu limite de crédito que, simplificadamente, é uma medida da capacidade estimada de pagamento que sua empresa tem.
Quando sua empresa consome crédito em uma factoring, ela não está consumindo crédito no sistema bancário e sim no chamado sistema de fomento comercial e isso preserva os limites nos bancos onde sua empresa tem contas.
Outro ponto relevante é que na antecipação dos recebíveis através de factoring o devedor primário da operação de crédito não é sua empresa, e sim, seu cliente. O CNPJ da sua empresa é responsável solidário (avalista) daquela operação de crédito.
Finalmente, o fator tempo é outro ponto favorável as factorings, em geral as operações são realizadas com menos burocracia, mais agilidade e pagamento no mesmo dia. Além disso, algumas factorings costumam atender empresas com restrições de crédito.
Como funciona a antecipação de recebíveis através de factoring?
No Brasil são mais de 8.000 empresas de factoring atuando no mercado de fomento comercial. A atividade possui um modus operandi bem característico. São alguns passos simples e rápidos que garantem a legalidade e formalidade das operações de antecipação:
1. Cadastre sua empresa na factoring de sua escolha. Os seguintes documentos são:
- Contrato Social da Empresa;
- Declaração de Faturamento dos últimos 12 meses;
- CPF e RG dos sócios;
- Comprovante de endereço da empresa;
- Comprovantes de endereço dos sócios.
2. Envie as notas fiscais de suas vendas
Atualmente, a grande maioria das factorings ou plataformas de antecipação de recebíveis como a Broadfactor possui a captura de arquivos XML ou imagens das notas fiscais eliminado a necessidade de envio de papel.
3. Aguarde as análises, confirmações e cálculo do deságio de cada vencimento em suas notas fiscais
O resultado dessa etapa é a proposta de quais notas estão aptas para antecipação e qual será o valor pago por elas considerando:
- Deságio;
- Custos de cobrança;
- Transferência dos recursos;
- Consultas de crédito;
- IOF;
4. Formalização.
Nessa etapa, você assinará os documentos que formalizam a operação de crédito em andamento, normalmente esses documentos são:
- Contrato de fomento comercial, que estabelece as condições, direitos e deveres da sua empresa e da empresa de factoring e é celebrado uma única vez;
- Termo aditivo ao contrato, que discrimina cada título que foi antecipado na operação e quanto está sendo pago pela operação de antecipação;
- Duplicatas, que tecnicamente são os títulos de crédito que estão sendo antecipados e que você deverá assinar a emissão e o endosso em favor da factoring compradora do título.
- Nota promissória, que é usada como garantia adicional daquela operação de crédito vinculando-se ao contrato de fomento e ao termo aditivo da operação.
5. Pagamento/Recebimento
Após todos os envolvidos terem assinado os documentos e, portanto, formalizado a operação, o valor antecipado será pago por transferência bancária na conta da sua empresa.
É muito comum que as empresas trabalhem com diversas factorings uma vez que cada uma adota sua própria política de crédito e, portanto, a empresa cedente pode ter uma maior ou menor aderência àquela política de crédito.
Isso faz com que a empresa que quer antecipar seus recebíveis tenha que cadastrar-se e operar com diversas factorings ativamente. Muitas vezes isso pode se tornar um problema pois são vários cadastros separados e diferentes e potenciais problemas de gestão da carteira de recebíveis. Portanto, para solucionar esse problema a Broadfactor criou em 2012 a primeira plataforma digital para antecipação de recebíveis online.
Na plataforma de factoring colaborativo Broadfactor sua empresa tem acesso a dezenas de factorings, securitizadoras, FIDCs e Instituições Financeiras com um único cadastro.
Sua carteira de recebíveis antecipados é controlada numa única plataforma e todo seu relacionamento com as diversas empresas do fomento comercial é gerenciado por você e uma equipe especialmente treinada. Num único ambiente você alcança crédito em todo o Ecossistema Broadfactor.