Se você está lendo esse artigo é porque, provavelmente, seu recebível não foi vendido para nenhuma empresa de fomento. Quando uma empresa está sem capital de giro suficiente ou com um desencaixe no fluxo de caixa, pode gerar inúmeros problemas, porém ela pode usar a antecipação de recebíveis para aumentar a liquidez do seu caixa e, assim, colocar o fluxo de caixa em ordem.
Logo, muitas vezes as empresas de fomento não aprovam a antecipação daqueles recebíveis e isso gera frustração, estresse e um forte sentimento de rejeição, mas calma, se essa operação não deu certo, não significa que todas serão assim.
Vamos entender algumas possíveis causas da não aprovação de sua antecipação:
Problemas de crédito dos sacados (seus clientes):
É muito comum que você esteja vendendo a crédito para uma empresa que está passando por problemas financeiros ou estará em breve, esse é um dos
principais motivos de recusa dos recebíveis desse sacado. As empresas de fomento têm instrumentos, consultas e análises que podem identificar e até
predizer com muita certeza esses problemas.
Os principais pontos considerados nessas análises são:
- Anotações restritivas de crédito junto a birôs de crédito como SERASA, Boa Vista etc;
- Ações judiciais de execuções de dívidas;
- Ações trabalhistas de alto valor;
- Cheques devolvidos e sustados;
- Atrasos frequentes nos pagamentos;
- Protestos em cartórios;
- Compras em valores incompatíveis com o faturamento do sacado;
- Falta de movimentação financeira compatível;
- Sacado com menos de um ano de abertura da empresa;
- Outros
Problemas de rastreabilidade dos sacados (seus clientes):
Numa venda a prazo é preciso garantir que o sacado será encontrado para entrega do boleto, para uma eventual cobrança por atraso etc. Para isso é preciso que o sacado seja rastreável, isto é, possa ser encontrado com facilidade, possa ser verificada sua idoneidade, possa ser encontrado para confirmar aquela compra e a entrega do produto ou serviço nas condições
combinadas no ato da venda.
Rastreabilidade significa:
- Possui endereço fixo conhecido;
- Possui telefone preferencialmente fixo;
- Localiza-se em área geográfica compatível com o negócio;
- Possui um site atualizado;
- Possui e-mail corporativo;
- Dá sinais claros que pode ser encontrado e que faz negócios legais
Mercadoria não entregue ou serviço não concluído:
Nessa situação podem ocorrer diversos problemas que desobrigam o sacado de pagar pela compra ou ainda pagar numa data posterior a combinada na venda. Além disso, ainda é possível que o cliente desista da compra e dessa forma não o que cobrar dele.
Elencando os potenciais problemas da mercadoria não entregue ou serviço não concluído e que desobrigam o sacado de pagamento:
- Desistência da compra;
- Não conformidade das mercadorias ou do serviço contratado;
- Divergência de quantidades com consequente diferença de valores;
- Divergência das datas previstas para pagamentos;
- Possibilidade da mercadoria não ser entregue;
- Dificuldades de confirmação da efetividade da transação comercial.
Problemas de crédito dos cedentes (sua empresa):
As pessoas jurídicas (empresas), assim como, as pessoas físicas estão sujeitas a momentos de maior ou menor disponibilidade de recursos e em algumas situações podem chegar a ficar inadimplentes.
O segmento de fomento comercial ainda pode ser uma alternativa de crédito viável quando isso acontece, mas ele tem alguns limites que precisam ser considerados pelas empresas de fomento no momento da operação de antecipação de recebíveis. Estes limites referem-se a:
- Quantidade elevada de restrições num período recente;
- Restrições de crédito com factorings, securitizadoras ou FIDCs;
- Execuções judiciais de dívidas com factorings securitizadoras e FIDCs;
- Existência de liminares que impeçam o acesso a informações de restrições de crédito de qualquer natureza;
- Atrasos frequentes e em volume crescente dos pagamentos devidos pela empresa;
- Não reconhecimento de dívidas existentes e comprovadas documentalmente.
Problemas de lastro e rastreabilidade do cedente (sua empresa):
Quando duas empresas fazem negócios elas querem e precisam saber com quem estão negociando, querem saber se a mercadoria será entregue, em quanto tempo, em que condições etc. Isto significa que querem saber se podem contar com aquele produto ou serviço. O lastro significa a capacidade da empresa liquidar a operação, quer seja à vista ou com uma recompra de títulos, caso o sacado não pague.
Essa capacidade é avaliada considerando-se o volume de negócios que a empresa realiza a cada mês e seu relacionamento com clientes e fornecedores. A rastreabilidade foi definida no item 2 desse artigo.
Problemas de limite de crédito do cedente (sua empresa):
Todas as pessoas físicas ou jurídicas possuem uma determinada capacidade limitada de pagamento, o chamado limite de crédito. Ele é basicamente um percentual da média de faturamento mensal da empresa, que depende de um grande número de variáveis como:
O próprio faturamento;
- Endividamento;
- Margem de lucro;
- Porte da empresa;
- Volume de despesas;
- Número de funcionários;
- Segmento de atuação;
Fatores macroeconômicos como:
- Taxa de juros de mercado;
- Taxa Selic;
- Inflação/Recessão;
- Níveis de inadimplência no mercado;
- Etc.
- Prazos de pagamentos das vendas;
- Ciclos financeiros;
- Etc
O limite de crédito é uma medida de risco, ultrapassá-lo eleva exponencialmente o risco tanto para a empresa de fomento, como para a própria empresa cedente que pode “escorregar” para a insolvência.
Problemas de concentração de crédito:
Finalmente, temos os problemas de concentração de crédito que afetam tanto cedentes como sacados. Concentrar crédito em poucos clientes leva a uma dependência daqueles clientes. Essa dependência pode comprometer a capacidade de geração de caixa da empresa caso o cliente atrase os pagamentos ou não consiga pagar por suas compras ou, até mesmo, interrompa suas encomendas.
Concentrar crédito expõe as fragilidades comerciais e financeiras de uma empresa seja ela cedente ou até mesmo empresa de fomento. Na Broadfactor trabalhamos na solução de todos esses problemas para nossos clientes, por isso se hoje sua operação não foi aprovada não significa que você não deva tentar novamente, significa que você precisa fazer algumas correções nas atividades realizadas em sua empresa que geraram esses problemas.
Com os devidos ajustes conseguiremos vender seus recebíveis para que você alcance a prosperidade do Ecossistema Broadfactor.
Estamos aqui para ajudá-lo. Siga as orientações de nossos consultores e operadores que você terá os recursos financeiros que necessita. Nunca desista. Conte com a Broadfactor e com a antecipação de recebíveis!