Todas as empresas que vendem a prazo já precisaram, em algum momento, vender um recebível. Isso pode parecer simples, mas nem sempre é tão fácil transformar os recebimentos futuros em dinheiro à vista. Nesse artigo, vamos falar sobre abordar dicas muito úteis para tornar seus recebíveis muito atrativos para as empresas de fomento e fáceis de serem vendidos.
1. Entendendo os riscos para o comprador de um recebível.
Quando uma empresa de fomento (comprador), seja uma factoring, uma securitizadora ou um FIDC compra um recebível ela está assumindo um risco daquele recebível não ser liquidado (pago) na data de vencimento, isto é, não existe 100% de certeza de que o sacado (seu cliente) irá pagar aquela dívida na data de vencimento e para assumir esse risco ela cobra um deságio (desconto do valor original).
Para aumentar a chance de receber na data de vencimento a empresa de fomento analisa os riscos, executa procedimentos de verificação e formaliza a operação de antecipação com documentos apropriados para isso. Se você entender bem o que essas empresas fazem você poderá ter um processo mais ágil, mais simples e com taxas de desconto menores.
2. Conheça seu cliente.
A empresa cedente, aquela que quer receber à vista suas vendas a prazo deve conhecer seu próprio cliente para entender se ele tem a capacidade de pagamento compatível com a compra que ele está fazendo, onde ele pode ser encontrado em caso de inadimplência ou qualquer outra não conformidade na transação comercial, etc.
O cadastro do cliente é o instrumento essencial para você conhecer seu cliente, ampliar suas vendas para ele e ainda melhorar a aceitação dos recebíveis que ele é sacado. Se nesse cadastro você puder anexar consultas atualizadas do CNPJ dele em birôs de crédito, suas vendas serão mais seguras e os recebíveis gerados nessas vendas terão o dobro de chance de aprovação em operações de antecipação de recebíveis.
Um bom cadastro deve conter as seguintes informações atualizadas a cada 90 dias:
- Razão social da empresa;
- CNPJ de matriz e filiais;
- Endereço completo da empresa;
- Telefones fixos da empresa;
- E-mails corporativos;
Pessoas de contato com e-mails corporativos, telefones fixos e celulares nos seguintes setores da empresa: - Compras
- Recebimento
- Financeiro
- Contrato social da empresa para conhecer os sócios e quem é o administrador da empresa;
- Consultas a birôs de crédito como SERASA ou Boa Vista;
- Demonstrativos financeiros;
- Histórico de fornecimento e de pagamentos.
3. Preencha corretamente a Nota Fiscal da Venda.
Pode parecer estranho, mas um dos principais motivos de recusa numa operação de antecipação de recebíveis é o preenchimento incorreto ou incompleto da Nota Fiscal, quer seja de produto ou de serviço. A Nota Fiscal é o documento originador de um recebível, é a partir dela que cada fatura ou vencimento gerarão uma duplicata que é o título de crédito (recebível) que será antecipado. Por esse motivo uma Nota Fiscal completa e corretamente preenchida faz com que a duplicata “nasça” sem defeitos e assim, com muito mais aceitação pelo mercado de recebíveis.
Os erros mais comuns são:
- Nome /Razão Social incompletos ou incorretos o que dificulta a etapa de confirmação da transação comercial e a geração da documentação correta;
- Endereço e telefone do comprador incompletos ou incorretos o que impede uma rápida confirmação;
- Não preenchimento das faturas. Cada fatura é um vencimento das parcelas daquela nota com um valor específico, elas são usadas para o cálculo do deságio e geração dos boletos no vencimento correto.
- Diversos sistemas “leem” as faturas realizando automaticamente os cálculos e a geração de boletos, portanto o preenchimento correto e completo agiliza o processo e reduz a possibilidade de erros.
- Preenchimento incorreto ou incompleto dos itens da transação comercial, isso não permite a verificação se a venda é compatível com o CNAE ou a natureza da atividade comercial daquela empresa.
4. Envie para antecipação apenas Notas Fiscais de Produtos entregues ou serviços concluídos.
As operações de antecipação de recebíveis de Notas Fiscais de produtos não entregues ou de serviços não concluídos representam um risco adicional para o comprador do recebível. Na maioria dos casos o comprador não está disposto a assumir esse risco. Logo, situações inesperadas são comuns nesses casos podendo gerar divergências na negociação da antecipação do recebível, por exemplo:
- Não conformidade do produto em relação a compra;
- Divergência de quantidades;
- Entregas em atraso gerando mudança em datas de vencimento;
- Avarias no transporte e manuseio do produto;
- Correções na prestação do serviço;
- Falta de matérias-primas ou componentes para a finalização do produto ou serviço;
- Sinistros no transporte e etc. Se você não tem produtos entregues ou serviços concluídos, você deverá buscar outras modalidades de crédito para atendê-lo, já que a antecipação de recebíveis pressupõe, em tese, que o produto esteja entregue ou o serviço concluído, entretanto, há exceções a essa regra que normalmente são previstas em contrato entre cedente, sacado e fomento, mas são contratos bastante específicos.
5. Seu cliente não paga boleto de terceiros?
Sempre verifique se seu cliente concorda com a venda daquele direito creditório para uma empresa especializada, autorizada e legalmente formalizada para essa operação de crédito. Caso ele esteja ciente da operação e manifeste formalmente sua concordância com a operação seu recebível será cobiçado pelo mercado e o dinheiro estará na sua conta antes
do que imagina.
Agora se o seu cliente não é informado ou não autoriza o pagamento do boleto de terceiros devido a cessão do crédito, existem mecanismos específicos que ainda assim permitem a operação de antecipação, é a chamada operação com conta Escrow.
Você precisa informar a Broadfactor ou a empresa de fomento dessa situação durante seu cadastramento, dessa forma providenciaremos a abertura de uma conta em uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central, a chamada conta Escrow ou conta vinculada.
Esse tipo de conta é aberta com o CNPJ da empresa cedente que pode acompanhar e auditar todas as movimentações da conta, mas não pode autorizar nenhum pagamento a partir dessa conta, isso fica a cargo de um agente fiduciário que é contratado para esse trabalho e cujo contrato é homologado junto a Instituição Financeira e consequentemente junto ao Banco Central.
Você encontra mais detalhes no nosso artigo: O que é antecipação de recebíveis em Conta Escrow e como funciona.
6. Liquide imediatamente as inadimplências dos seus sacados junto as empresas de fomento.
As operações de antecipação de recebíveis frequentemente são feitas com o chamado direito de regresso. Isso significa que se o sacado não pagar o recebível no vencimento previsto, você deverá pagar e cobrar do seu cliente posteriormente. Esse é um dispositivo legal muito importante para coibir as fraudes nesse tipo de operação de crédito. Quando você contrata uma empresa de fomento para antecipar seus recebíveis através de um contrato de fomento comercial, sua empresa e o administrador da sua empresa se tornam responsáveis solidários pela
adimplência do contrato, é semelhante a se tornar avalista da operação contratada.
O que pode ser negociado no caso da inadimplência do sacado é a forma como essa dívida será liquidada. Em geral existem duas formas:
- Através do pagamento em dinheiro do valor inadimplido, acrescido de multa e juros de mora em uma única vez ou, parceladamente formalizada por meio de um instrumento de confissão de dívida;
- Através da chamada recompra dos títulos inadimplidos: você envia novos recebíveis de outros sacados, que se aprovados para operação terão seu valor líquido usado para pagamento do título inadimplido.
7. Jamais mantenha conta da empresa créditos recebidos de sacados cujos recebíveis foram antecipados.
É bastante comum que os sacados paguem suas compras na conta do cedente, mesmo quando os títulos foram antecipados. Isso pode acontecer por esquecimento, erros de controle ou até mesmo fraude.
O importante aqui é entender que o cedente já recebeu por aquela venda, então o que o sacado pagou não lhe pertence mais. É um direito creditório que foi adquirido pela empresa de fomento e, portanto, deve ser imediatamente transferido para o atual credor que é a empresa de fomento que antecipou aquele recebível.
O não cumprimento dessa obrigação pode caracterizar uma apropriação indébita sujeita a sérios e graves problemas jurídicos. A solução é informar imediatamente a empresa de fomento sobre o recebimento indevido e providenciar o quanto antes a transferência do valor para a conta indicada por ela. Assim você não prejudica a avaliação de crédito da sua empresa, não tem problemas jurídicos e melhora a confiança de quem lhe concedeu crédito.
8. Jamais simule vendas com Notas Fiscais de vendas que não aconteceram.
Talvez o pior problema que sua empresa pode ter na obtenção de crédito por meio da antecipação de recebíveis é a simulação de vendas inexistentes, a chamada emissão de “notas frias”.
Essa prática criminosa deixa marcas no seu CNPJ que ficam em diversos registros que o mercado utiliza na análise de crédito. Ela não soluciona nenhum problema de fluxo de caixa, apenas o empurra para frente a um custo elevadíssimo tanto financeiro como de confiança. Por esses motivos em hipótese alguma emita “notas frias.”
9. Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores de crédito.
Em toda e qualquer atividade empresarial os bons relacionamentos valem ouro e no mundo do crédito, isso se torna ainda mais importante. Algumas dicas simples aqui são valiosas:
- À medida que suas operações ocorrerem sem atrasos e inadimplências melhor será seu relacionamento com as empresas de fomento e maiores as chances de obter negociações mais favoráveis;
- Crédito tem muito de confiança e confiança se adquire com o tempo. Logo, foque em preservar ao máximo o bom relacionamento com as empresas de fomento;
- Seja franco quando tiver um problema ou perceber que algum cliente seu irá atrasar um pagamento. Solicite a prorrogação do título antes do vencimento e deposite as custas dessa prorrogação. Isso torna seus recebíveis disputados no mercado;
- Mantenha relacionamentos com várias fomentos, mantenha suas portas de crédito abertas para quando precisar;
- Crédito é igual seguro você contrata antes de precisar usar, se não contratar antes, dificilmente conseguirá quando precisar usar.
10. Utilize a tecnologia da Broadfactor para vender seus recebíveis.
Finalmente, uma das principais dicas que posso deixar é utilize os serviços, a tecnologia e o time da Broadfactor. Somos uma Cia com mais de 12 anos de experiência no mercado digital de
antecipação de recebíveis que fornece ferramentas tecnológicas e especialistas para ajuda-lo a obter as melhores condições em suas operações de antecipação de recebíveis.