6 dicas para melhorar a gestão das suas contas a receber!
É de conhecimento comum que para manter uma empresa ativa e estável é muito importante ter uma gestão financeira de qualidade e atenta à toda a dinâmica de fluxo de entradas e saídas de dinheiro feito pelo seu negócio.
Nesse texto trazemos informações e dicas importantes para que você faça uma boa gestão das suas contas a receber em função de negociações, contratos e serviços fechados com sua empresa, afinal, planejamento financeiro não se trata apenas de controlar os gastos, mas também os créditos.
Sempre mantenha a organização
Essa dica é básica e primordial para qualquer gestor de negócios de sucesso. Ser metódico e organizado nas finanças empresariais pode ser uma tarefa árdua mas sempre muito recompensadora.
Ter um método de identificar com facilidade e por categoria de onde estão vindo as contas a receber pode lhe ajudar na hora de mapear o fluxo financeiro de seu negócio. Com isso você pode perceber as áreas mais lucrativas e potencializar ganhos, além de movimentar recursos para outras áreas estratégicas.
Além disso, você pode identificar os perfis de seus clientes, destacando os que fazem pagamentos adiantados e o que podem vir a atrasar. Assim, você poderá ter uma melhor gestão financeira em relação às entradas e saídas a partir das contas a receber.
Analise bem o perfil e dados dos seus clientes antes de liberar créditos
Antes de fazer qualquer venda parcelada para clientes, é preciso avaliar o perfil financeiro desses clientes através de informações já existentes no mercado. Mesmo que o cliente seja um bom pagador, a situação financeira de cada pessoa pode variar muito de mês para mês.
Portanto, antes de liberar créditos para pagamentos posteriores, você deve calcular o risco de crédito de cada comprador. Existem muitas empresas e pessoas com dívidas ativas e isso é um dos motivos mais importantes para se fazer essa análise, a fim de que sua própria empresa não venha a fazer parte dessa estatística.
Sempre estimule a antecipação do pagamento
Ter clientes que pagam seus débitos de forma adiantada é o sonho de qualquer gestor de empresas. Esses pagamentos facilitam a manutenção e planejamento orçamentário de qualquer estabelecimento e trazem mais segurança aos prestadores de serviço em relação ao pagamento de seus fornecedores.
Mas você sabe como se beneficiar e estimular o pagamento adiantado por parte de seus clientes? A maneira mais atrativa de fazer isso é beneficiando quem faz o pagamento de forma adiantada, afinal, todos podem sair ganhando nesse negócio. Para fazer seus produtos e serviços terem uma maior rotatividade e garantir o adiantamento e fidelidade do seu cliente, você pode oferecer descontos para futuras compras ou serviços oferecidos pelo seu estabelecimento. Outra moeda de troca pode ser o oferecimento de vantagens e descontos com empresas parceiras, formando um networking entre sua rede de trabalho e vendas.
Adotar estratégias de marketing que impulsionam essas medidas que trazem benefícios irão aumentar o número de novos clientes, além de motivar a fidelidade dos antigos. Uma estratégia comum adotada por diversas empresas é o envio de SMS e e-mails aos clientes, lembrando-os dos benefícios dos pagamentos adiantados para ele, assim como de seus débitos.
Junto com o pagamento adiantado, você pode também enviar mensagens de agradecimento de forma simpática e gentil, isso fará com que o cliente realmente se sinta dentro da dinâmica do negócio, trazendo um sentimento de pertencimento que pode ajudar na fidelização e boa imagem no mercado. Isso pode parecer algo simples e desnecessário, mas todos gostam de receber atenção e se sentir únicos perante os locais que consomem.
Nunca conte com as contas a receber em seus planejamentos a curto prazo
Um erro comum na gestão das contas a receber é colocar em seu planejamento o dinheiro que entrará com os pagamentos como uma certeza. Isso pode afetar os números relacionados ao fluxo financeiro do seu negócio e fazer sua gestão fracassar.
Você pode sim fazer planejamentos que contem com esse dinheiro, mas nunca o coloque como algo essencial na sua movimentação e pagamentos. A vida financeira pode ser algo instável e a inadimplência é um problema marcante no Brasil.
Para que esse dinheiro incerto não afete a saúde financeira do seu negócio, se atente bem ao fechamento das formas de pagamentos e sempre garanta que haverá um capital de giro mais que suficiente para manter seu estabelecimento ativo. Uma tática que pode reduzir perdas é o pagamento de uma entrada junto à efetivação da compra.
Invista na possibilidade de pagamento com cartão de crédito
Uma das formas de facilitar a sua vida e a do cliente, e ainda reduzir a inadimplência é o pagamento parcelado através de cartão de crédito. Mesmo com a taxa cobrada pelas empresas que fornecem máquinas para esse processo, o pagamento nessa modalidade garante o pagamento no dia correto, facilitando a sua gestão de contas a receber.
Abra a possibilidade de negociação
Um último artifício que pode ser usado para garantir o recebimento de pagamentos atrasados e que estão travando sua gestão pode ser a negociação de dívidas. Além do cliente poder quitar seu débito, abre a possibilidade para que ele retorne seu poder aquisitivo de futuros meses para novas compras. Com isso, você reduz perdas e ainda cria a possibilidade de uma relação mais direta e humana com o comprador, além da possibilidade de retorno do mesmo.
Esperamos que com essas dicas você possa melhorar a sua gestão de contas a receber e possa tirar proveito delas dentro de seu negócio.