AntecipaGov: Como a Broadfactor irá antecipar os contratos do governo

No dia 8 de fevereiro de 2021 foi lançada um Portal de Crédito digital chamado AntecipaGov, através de uma iniciativa do Ministério da Economia, que tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para empresas fornecedoras de produtos e/ou serviços com contratos fechados com o governo federal, além de injetar dinheiro na economia nacional. 

Essa dinâmica funciona como uma antecipação de contratos por parte do governo através de instituições financeiras e fintechs, como a Broadfactor, que irão antecipar o crédito para receber posteriormente através do contrato com a esfera federal.

Essa medida foi tomada como uma resposta ao impacto sofrido na economia devido à pandemia de COVID-19. Com a necessidade de reestruturação de praticamente toda dinâmica comercial e econômica, muitas empresas tiveram que recorrer a novos recursos para se manter e o AntecipaGov vem para ajudar nesse processo de retomada da economia.

Por ser algo recente e com potencial de auxiliar diversas empresas a anteciparem seus créditos, podem existir muitas dúvidas relacionadas a esse tema de grande interesse para o mundo dos negócios. 

        Por isso, nesse texto vamos trazer todas as informações necessárias para que você entenda e possa utilizar dessa nova plataforma, além de entender como  a Broadfactor se insere nesse meio de antecipação de contratos do governo.

 

O que é o AntecipaGov e como esse portal funciona?

Como dito anteriormente, o AntecipaGov é um portal de crédito, lançado por iniciativa do Ministério da Economia que facilita a antecipação de recursos financeiros para empresas que fornecem produtos e/ou serviços e tem contratos ativos com órgãos da Administração Pública Federal. O portal traz informações sobre os contratos, e faz a conexão entre o mercado fornecedor, a Administração Pública e as instituições financeiras. No portal estão credenciadas diversas plataformas como  a BroadFactor e instituições financeiras que farão a análise de crédito e retornarão uma proposta para o pedido de cotação colocado pelas empresas, a fim de oferecer essa antecipação.

Com isso, foi criada a possibilidade para essas empresas de receberem até 70% do valor fechado em contrato de forma antecipada, visando destravar os caixas desses negócios e movimentar o mercado de uma forma geral.

Tudo isso na prática funciona de forma bem simples. Caso você tenha uma empresa que forneça algum produto ou serviço ao governo federal então terá um valor a ser recebido acordado pelo contrato entre as partes. 

           Você fornecedor do governo federal pode solicitar uma cotação no portal de crédito digital AntecipaGov, inserir o contrato que você possui com o governo como uma forma de garantia para o crédito e então passará a receber propostas das instituições financeiras também cadastradas na plataforma.

Essas propostas podem chegar até 70% do valor a ser recebido no contrato e você pode escolher a proposta que mais lhe agrada. Com o negócio fechado com alguma das propostas apresentadas, você receberá o valor negociado no momento do acordo. 

Posteriormente, na medida em que o governo for pagando as parcelas do contrato, esse valor será depositado numa conta vinculada da instituição financeira que concedeu o empréstimo e logo em seguida o valor recebido, deduzido do valor da parcela do empréstimo, será disponibilizado para você usar de forma livre.

Com isso você tem uma injeção de créditos que auxilia a movimentação financeira em diversos setores, funcionando como uma medida para auxiliar a desestruturação sofrida pela economia devido a pandemia que vem se estendendo.

 

Como a Broadfactor se insere nessa dinâmica?

A Broadfactor é uma empresa pioneira no factoring colaborativo, mas você sabe o que isso significa? O factoring é uma modalidade de crédito que já existe há algum tempo mas tem se tornado mais disseminado recentemente, em que as empresas que têm vendas parceladas podem vender os títulos a receber em troca do dinheiro adiantado.

           Assim, a instituição que comprou a dívida passa a responder por ela, tanto na cobrança quanto no recebimento do valor, enquanto quem vendeu a dívida terá dinheiro rápido em mãos para novos contratos corporativos, capital de giro, folha de pagamento, etc.

A Broadfactor já vem atuando nesse mercado de factoring com liderança e inovação constante, tendo criado uma plataforma que permite o factoring colaborativo de maneira fácil, rápida e eficiente para todas as partes envolvidas no processo.

Com muito conhecimento e prestígio na área, a BroadFactor não poderia ficar de fora do portal AntecipaGov. A Broadfactor passou por todas etapas de credenciamento junto ao Ministério da Economia  para participar dessa iniciativa do governo, o que só reforça a qualidade oferecida pelo serviço.

Além de ajudar pequenas e médias empresas ao longo dos anos de serviços prestados, agora a Broadfactor vem para auxiliar empresas  fornecedoras da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional com contratos federais a anteciparem seus contratos com o governo, ajudando tanto a economia dos empreendimentos, quanto a economia nacional.

Para as empresas que ficaram interessadas em antecipar contratos com o governo, recomendamos acessar o site da Broadfactor.com.