Pensamento estratégico – Competitivo X Colaborativo: A nova era Pós COVID-19
O século XXI sempre foi considerado pela humanidade o início de uma nova era, mas ninguém imaginava que essa nova era traria transformações em tantas áreas da atividade humana e com tamanha profundidade. O período de incertezas que vivemos hoje não se iniciou com o primeiro caso de COVID – 19, ele começou alguns anos antes com a chegada de populistas nacionalistas ao poder em diversas partes do mundo, com a séria rachadura no sistema financeiro em 2008, com a multiplicação dos movimentos migratórios dos países pobres para os países ricos, com o crescimento do desejo incontrolável pelo consumo e tantas outras transformações que se apresentam como enfrentamentos aos sistemas sociais, políticos, econômicos e ambientais por todos os cantos do mundo.
O atual CORONA VÍRUS não é a causa das mudanças que estão por vir e sim o veículo para sua disseminação ao redor do mundo. Com sua altíssima taxa de contaminação e severidade de suas consequências sobre uma significativa parcela da população mundial ele nos força a pensar como será a vida das pessoas no período pós pandemia. O Vírus expõe as mazelas da humanidade com seus governantes nacionalistas, um sistema financeiro baseado na ultra concentração da riqueza, o abismo entre pobres e ricos.Esse atual sistema baseado na competição começa mostrar suas fragilidades num ambiente de incertezas como o atual. A evolução do planejamento estratégico oriundo dos campos de batalha onde os objetivos são conquistar, dominar e manter começam a dar sinais de instabilidade no ambiente atual de tantas incertezas.
A sociedade tem dado sinais claros em todas as áreas que um sistema colaborativo vem ganhando força como alternativa ao sistema competitivo. Desde a liberação de acesso a plataformas de comunicação via internet, passando por shows por streaming até a ação conjunta de instituições financeiras fortemente concorrentes são exemplos de que o pensamento colaborativo está aumentando seu espaço na mente das pessoas e dos líderes empresariais. Nos próximos artigos apresentarei nossa visão de como o pensamento estratégico colaborativo pode contribuir para uma sociedade mais colaborativa em especial nas atividades financeiras.